Resenha - O Último Adeus



A Sinopse

O ÚLTIMO ADEUS é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos.
Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.

A Resenha

Como vocês leram na sinopse, o livro fala sobre Lex ou Alexis que é uma garota inteligente, conseguiu passar no MIT ( Massachusetts Institute of Technology ), uma das melhores universidades do país e o seu irmão Tayler, que certo dia comete suicídio atirando no próprio peito. Desde então Lex se vê perdida. Sua vida vira de cabeça para baixo! A mãe vive em constante sofrimento pela morte do filho, o pai foi embora há um certo tempo viver com a sua família nova e Lex convive com a culpa de não ter conseguido salvar o irmão de si mesmo.
Não sabendo lidar com os próprios sentimentos, Lex tem consultas com um terapeuta, Dave. Que pede a ela para escrever um diário para conseguir, finalmente, expressar todos os sentimentos não só em relação a morte do irmão, mas sobre a escola, os amigos, a mãe entre outros.
Então a mesma começa a ver o fantasma do irmão em casa o que a leva tentar vasculhar a mente e ir atrás dos motivos que fizeram o irmão tirar a própria vida, ela vai atrás de amigos e ex namoradas
do irmão, sempre a procura de algo.

Lex é uma personagem fascinante! A maneira como ela vai atrás dos motivos do suicídio do irmão são incríveis! Sentir todo o desespero dela, a culpa que ela sente, chega em partes do livro que você entra em desespero, você consegue ver a evolução dela conforme o livro vai caminhando.
Foi muito bom como a autora conseguiu passar para o leitor todos os conflitos internos e sentimentos da personagem, além é claro, de abordar temas importantes e fortes como suicídio, depressão e mostrar para quem está lendo que depressão é algo sério e que precisa de tratamento, que a pessoa que está passando por isso, as vezes, pede ajuda mas a maioria das pessoas acha que é "frescura", que
isso vai passar, que é uma "fase", sendo que não é desse jeito que a coisa funciona.

Eu tive uma mistura intensa de sentimentos ao ler esse livro, e tornou-se um dos meus favoritos para a vida, tanto que eu devorei suas maravilhosas 352 páginas em um dia! Começando as 15hs da tarde e terminando as 4:30 da manhã.


A Edição

A Darkside books fez um trabalho espetacular! O livro tem capa dura, o miolo em papel pólen com uma fitinha de pano azul para marcar a página, folha de guarda toda rabiscada como se fosse com caneta bic azul. O Livro é todo digitado no tom de azul da caneta, para dar a impressão de que aquele era o diário que o Dave pediu para Lex escrever. O nome dos capítulos são com fontes que lembram letras escritas a mão, assim como as partes que realmente remetem ao diário da Lex. E por último, a sacada mais criativa que eu já vi! A editora colocou um post-it amarelo da mesma cor que a capa para esconder o nome da obra, e assim que a pessoa vê o exemplar na livraria, fica curiosa e acaba levando.





Considerações finais

Eu dei cinco estrelas e favoritei, por que esse livro e maravilhoso. Eu super recomento para todo mundo! Mesmo falando sobre um assunto polêmico e sério, também fala sobre perdas, sobre tentar recomeçar, sobre superação e a Lex é a personagem que lhes mostra isso.

Ficha Técnica

Título: O Último Adeus                                                                                            
Título Original: The Last Time We Say Goodbye
Autor: Cynthia Hand
Editora: Darkside Books
Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2016


E vocês? Já leram O Último Adeus? Tem algum outro livro que aborda temas pesados? Deixe aí nos comentários que eu vou adorar saber.

Até o próximo post, bye!

19 comments:

  1. Olá, Camila.
    A DarkSide arrasa nas edições. Eu quero só por causa disso hehe. Brincadeira. Eu gosto muito desse tema abordado pela autora. Depressão e suicídio é algo que é mais comum no nosso dia a dia do a gente pensa. E é um assunto que deve ser falado constantemente. Assim que der eu vou comprar meu exemplar.

    Blog Prefácio

    ReplyDelete
  2. Conhecia pouco o livro mas adorei a resenha, consegui saber bem a essência da história. Tem muitos livros agora com esse "tema", e acho que deve ser bem interessante ler essas histórias.. deve abrir a mente e o coração..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ReplyDelete
  3. Oi Camila!

    Se a premissa não fosse boa eu acho que compraria só pela darkside mesmo rsrsrsr as edições são lindas! Mas a história é bem interessante mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ReplyDelete
  4. Oi, Camila!
    A Darkside investe pesado nas edições. Eu fiquei bastante interessada nessa premissa. Já anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ReplyDelete
  5. Amei essa resenha. Ta muito bem explicado. Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas pelo o que você falou parece ser bem interessante e ah ta super bem escrito. Beijos e sucesso! ♥♥♥

    ReplyDelete
  6. Eu nunca li esse livro e também nunca li outro que possua um tema tão pesado quanto esse, mas confesso que adorei e quero muito ler. Gostei demais da sua resenha!

    ReplyDelete
  7. Oii,
    Eu já um outro livro da autora e adorei a escrita dela, com certeza eu leria esse.
    Já está na minha lista.
    A Dark arrasa! ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ReplyDelete
  8. Não conhecia o livro e não sei se me sinto preparada para ler um livro assim neste momento. Estou numa fase muito sensivel. Em que não consigo lidar com a morte. O facto de ter lido que o irmão se tinha suicidado já colocou os meu olhos cheio de lágrimas e saber que a irmã entra numa depressão profunda, numa angustia pela procura da verdade e que com isso sofre dá pena... tou sendo mole né? Ando sensível talvez, mas me pareceu um livro muito bom. Agora não, mas um dia mais tarde gostaria de ler.

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ReplyDelete
  9. Que livro FANTÁSTICO! Pirei na história, mas confesso que o amor maior foi pela capa e essa "riscadinha". Fiquei bem curiosa pela leitura <3 Sem contar que o preço é bom hahaah Sim, já fui dar uma conferida nos valores :) Beijos e preciso de mais livros nesse estilo

    ReplyDelete
  10. Que livro show, adorei o conteúdo, a resenha e fiquei super interessada em ler ele por completo. A capa sensacional, parece que foi feita agora, na hora mesmo muito bom.

    parabéns pela resenha.

    bjs Nathalia Pantaleão

    ReplyDelete
  11. Nunca li esse livro, mas achei a história bem interessante, cheia de emoções, angustias, confesso que fico meia desanimada, não é o gênero de livros que eu estou acostumada, mas fiquei bem curiosa. rsrs
    Beijos

    ReplyDelete
  12. Não conhecia essse livro. Mas a abordogem dele é instigante, arremnete muitas situações reais de vida.... é bem pesado .. mas com um grande diferencialll... eu necessito ler.. mais um aqui para a lista .. e graças a vcs essa lista só aumenta.. adorei a resenhaaa

    ReplyDelete
  13. Amo resenhas de livros, e achei a história desse bem parecida com "Carta de Amor aos Mortos". No final, ela consegue saber a causa da morte do irmão? Fiquei curiosa haha
    Beijos!

    www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  14. Me senti a Lex (não pelos problemas familiares), tenho um diário e faço o possível pra colocar tudo da minha cabeça nele. É uma terapia maravilhosa. A maioria das pessoas acham que isso é coisa de mininha mas é coisa de gnt q n quer ficar doida msm Kkkkk super me identifiquei. Quero esse livro.

    ReplyDelete
  15. Bela resenha bem explicadinha, parece um livro que se começa a ler e não quer mais parar ate chegar ao final dele e compreender tudo que o autor quis passar. Embora, não e meu gênero de livro, e um tema de certa forma delicado também, envolve emoções intensas. Super beijo da Luma

    ReplyDelete
  16. Que resenha deliciosa, bateu uma vontade de ler, rsrs. Adoro histórias nesse estilo. Já estou ansiosa para saber o desfecho :D. Esse com toda certeza entrou para minha wishlist.
    www.garotascomestilo.com

    ReplyDelete
  17. Que resenha incrível! Primeiro, parabéns pela escrita...adorei! Segundo que eu já amei a história e assim que passar em alguma livraria, vou procurar por esse livro!
    E terceiro, que blog mais lindo *.*
    Adorei o post, sucesso!!!
    Beeeijos

    ReplyDelete
  18. Acho que esse é o livro que mais venho aguardando para compra na black friday! Amo livros com esse tema, e recentemente comprei Menina Submersa - Memórias, também da DarkSide, e estou APAIXONADA pela capa <3 A caveirinha arrasa no designer! Amei a resenha <3

    ReplyDelete
  19. Olá!!
    Adoro livros que tratem de temas tabus e de assuntos que necessitam ser discutidos por todos.
    O último Adeus parece ser um livro bastante profundo e emocionante, pretendo ler o mesmo, em breve, e já estou me preparando psicologicamente, pois me envolvo muito com as histórias que leio e tenho certeza de que esse livro vai mexer muito comigo.
    A edição da Darkside está belíssima como sempre.
    Suas fotos são lindas!
    Bjs!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ReplyDelete

Instagram